Evento

Cãominhada contra os maus tratos a animais leva dezenas de participantes ao Laranjal

O "batalhão canino" chamou a atenção das pessoas que aproveitavam o final de semana à beira da lagoa

Carlos Queiroz -

Mais de 200 cães participaram, junto com seus donos, da Cãominhada no calçadão da Praia do Laranjal, em Pelotas, no último sábado. A ação foi promovida pelo Diário Popular com a colaboração da entidade de proteção animal Amigos do Lixão. O passeio também foi de conscientização contra os maus tratos a animais e teve a participação de protetores e distribuição de brindes para os bichinhos. O "batalhão canino" chamou a atenção das pessoas que aproveitavam o final de semana à beira da lagoa. 

A orla do Laranjal já virou ponto tradicional de passear com os cães. A bancária Flávia Kuhn levou o cocker Ozzy Osbourne para socializar com os outros cachorros. "Quase todo final de semana venho passear com o ozzy aqui", contou. Entre uma farejada e outra, o cocker encontrou outros cães conhecidos de seus passeios pelo local. "É bom pra gastar um pouco da energia", comentou Flávia sobre o animal de estimação que está com 11 meses.

Acompanhada de Luara e do Alemão, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) participou da ação. "Isso é para que a cultura das pessoas mude", definiu. De acordo com Paula, estas iniciativas despertam para a guarda consciente dos animais. Através de convênio com entidades protetoras como a SOS animais, a prefeitura já realizou mais de seis mil castrações em animais abandonados, além de colocar um chip de identificação nos bichos. "Estamos investindo cerca de R$ 300 mil por ano neste projeto para ajudar protetores", disse. Na última semana, o marido da prefeita chegou a perder Alemão num passeio na praça Coronel Pedro Osório. Divulgado por Paula nas redes sociais, o animal foi encontrado em pouco mais de dez minutos. O cão foi adotado pela prefeita no ano passado.

Outra protetora que participou da Cãominhada foi a vereadora Cristina Oliveira (PDT). Atualmente Cristina tem 40 cães e 10 gatos morando na sua casa. Na caminhada, ela estava com Gork, um yorkshire cego e vítima de maus tratos. "Acho que o evento mostrou que a gente tá unido contra os maus tratos", disse. A vereadora também falou de uma parceria firmada com uma clínica na cidade, onde ela realiza oito castrações por mês em fêmeas. "A ideia é fazer esses projetos chegarem também nos bairros, onde tem muito cachorro abandonado", indicou.

A iniciativa faz parte do projeto Laranjal, promovida pelo Diário Popular, e que prevê atividades todos os finais de semana na orla. Entre as ações, passeios ciclísticos, oficina de pipas e distribuição de brindes. Entre os itens distribuídos, guarda-sóis cedidos por Biscoitos Zezé e Postos do Guga e protetor solar entregue gratuitamente pela Unimed. O projeto toalha social, da Biscoitos Zezé, distribuiu toalhas de piquenique aos amigos e às famílias que se encontravam no local, além da iniciativa rede disponível, que disponibilizou redes para visitantes deitarem e relaxarem à sombra.

Parceiros
A ação foi promovida com o apoio da Goodcar, Pet Shop Laranjal e Pro Wind e o patrocínio de Biscoitos Zezé, Unimed, Ecosul, HMB, Unicred, Nissul, Postos do Guga, Michigan e Prefeitura de Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudantes gaúchos têm iniciativa condecorada na The Big Hackathon Anterior

Estudantes gaúchos têm iniciativa condecorada na The Big Hackathon

Próximo

Indicado por Merkel, Frank-Walter Steinmeier é eleito presidente da Alemanha

Deixe seu comentário